Presidente

Presidente

Presidente da Câmara de Senador Canedo

Imagem: Presidente da Câmara de Senador Canedo

Vereador pelo terceiro mandato e atual presidente da Câmara Municipal de Senador Canedo, Dr. Reinaldo Alves dos Santos nasceu no município de Santa Maria da Vitória, localizado no interior baiano. Casado, pai de três filhos, Reinaldo tem 53 anos, é servidor público de carreira na cidade desde 1994.
Reinaldo Alves é formado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo); estudou História na PUC/GO, é acadêmico de Ciências Contábeis e pós-graduando em Docência no Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco, é especialista em Planejamento Estratégico com foco na administração pública pelo Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal e especialista em Direito Previdenciário.
Quando universitário, ingressou no movimento estudantil e lutou pela redemocratização do Brasil e pelas eleições diretas, sendo ativista pela implantação da Democracia, perdida durante o regime militar. Na década de 90, ingressou no movimento de luta pela moradia e tornou-se o principal líder dos sem-tetos, cuja luta resultou na existência do Jardim Conquista e do Residencial Goiânia Viva em Goiânia.
Dr. Reinaldo participou ativamente da criação e implantação do Instituto de Assistência Médica dos Servidores de Senador Canedo (Iamesc), que é o plano de saúde dos trabalhadores da administração municipal. Ele também atuou como presidente da Agência de Saneamento Básico de Senador Canedo (Sanesc), onde elaborou o projeto de viabilidade no esgoto sanitário, além disto, também pleiteou recursos federais para investimentos nela e promoveu a valorização dos servidores.
Ajudou a fundar o Sindicanedo, a Associação dos Fiscais e o Sindicato dos Fiscais. Dr. Reinaldo Alves foi um dos principais responsáveis pela criação do (SIM), o Serviço de Inspeção Municipal como forma de apoio aos criadores de animais do município de Senador Canedo.
Outros projetos criados e ou idealizados por Reinaldo estão a Escola de Governo, cuja finalidade é a qualificação dos servidores públicos da Câmara, a criação do (JARI), que é a Junta Administrativa dos Recursos Infracionais, além da criação de diversas associações de bairros e religiosas.
Ex-vereador por outras duas legislaturas (2001/2004 e 2005/2008), foi autor da lei que obriga o município a pagar o adicional de férias no mês anterior ao do gozo, foi de sua iniciativa a proposta de pagar o décimo terceiro salário no mês de aniversário do servidor, também foi de sua iniciativa o pagamento do salário dos servidores na última sexta-feira do mês. Durante seus mandatos aprovou mais de 15 projetos de lei que beneficiaram diversas pessoas, além de apoiar com recursos próprios diversos projetos sociais.
Com o perfil de muitos brasileiros, Dr. Reinaldo é um vencedor que subiu na vida com muito trabalho, estudo e dedicação e sempre lutou pela melhoria do coletivo, seja nas atuações sindicais ou quando passou a ocupar o poder público.
PROJETOS APROVADOS E QUE SÃO LEIS
- Autor da Lei que obriga a administração pública a pagar o adicional de férias aos servidores no mês anterior ao do gozo;
- Autor da Lei que institui o Ensino dos Princípios de Cidadania na rede municipal de ensino;
- Autor da Lei que incluí o Ensino Especial no sistema municipal ensino;
- Autor da Lei que obriga os estabelecimentos comerciais a destinarem 5% dos acentos a pessoas obesas;
- Autor da Lei de apoio às pessoas com deficiência e idosas;
- Autor da Lei que cria o Pró-Mulher que assegura oportunidade de renda às mulheres chefes de família;
- Autor da Lei que Instituí a Cavalgada como integrante do Patrimônio Imaterial, artístico e cultural do município de Senador Canedo;
- Autor da Lei que obriga a administração a garantir a amamentação dos bebês durante a realização de provas de concurso;
- Autor da Lei que permite aos servidores que cujo cônjuge sendo servidor, gozem férias no mesmo mês;
- Autor da Lei que autoriza as Farmácias e Drogarias a comercializarem produtos de conveniências;
- Autor da Lei que cria o Parlamento Jovem;
- Autor da Lei que cria a Escola Legislativa;
- Autor da Lei que cria o Banco de Ideais;
- Autor da Lei que autoriza os conselheiros tutelares de assumirem a unidade mais próxima à da sua residência;
- Autor do Projeto de Lei que obriga os ônibus do transporte coletivo a pararem fora do ponto após as 22 horas para as mulheres passageiras desde que o local seja mais seguro para o desembarque; e
- Autor do Projeto de Lei que autoriza os conselheiros tutelares a disputarem as eleições municipais com os mesmos direitos e vantagens asseguradas aos servidores públicos.
PROJETOS SOCIAIS APOIADOS
- Com recursos próprios mantém o projeto “Pé na Bola” desde 2017, o qual atende quase 300 garotos e garotas carentes do município, com formação esportiva gratuita;
- Com recursos próprios mantém o projeto “Alimento Solidário”, com a arrecadação e distribuição gratuita de mais de cinco mil quilos de alimentos por semana, atendendo mais de 300 famílias carentes da cidade de Senador Canedo; e
- Com recursos próprios mantém o Projeto “Preparar a Terra e Plantar” e disponibiliza um trator ao pequeno produtor rural gratuitamente, para preparar a terra ao plantio.

Carregando...